sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Finamente praia!

Hoje finalmente vimos actualizar o blog! Pedimos desculpas por nao termos vindo antes, mas perceberao porque mais a frente! Tambem so hoje e que apanhamos um dia de mau tempo - choveu bastante de manha.
Desde o ultimo post, ha uma semana atras, muito ha que contar - a ultima noite em Budapeste, um dia de viagem terminado em Zagreb, tres belos dias em Dubrovnik e estes ultimos dias em Hvar.
A ultima noite em Budapeste confirmou a ideia - Budapeste e das cidades da Europa com mais actividade nocturna, em quantidade e qualidade. Para o provar, nesta terceira noite, fomos a mais um centro de discotecas - a ilha do Bed Beach - varias discotecas, com diferentes estilos de musica e de pessoas, tornaram a escolha dificil. Em qual iriamos entrar?! Acabamos por nos dividir por duas discotecas, lado a lado. O mi, o buco e o bezelga entraram na Bed Beach, a mais famosa num estilo house. O medeiro, o fu, o ferrito e o bezelga (sim, o bezelga outra vez) entramos na Dokk Beach - conhecida pelo estilo Hip-Hop esta discoteca atraiu-nos pelas suas hungaras, em postura e trajes informais. A surpresa estava reservada para a piscina no centro da discoteca! (Que belo mergulho!).

O dia seguinte foi mais um de viagem! Acabamos por perder o primeiro comboio das 14:05 e tivemos de esperar pelo das 16:35. Budapeste - Zagreb era o trajecto a fazer, seis horas e trinta e dois minutos de viagem e duas velhas cabines (estavamos tres em cada uma, o que deu para descansar!). Eram onze e tal da noite e chegavamos nos a estacao principal de Zagreb - Zagreb Glavni. 5 minutos de electrico e chegamos ao nosso hostel - um dos melhores, tres quartos duplos com casa de banho partilhada (o primeiro hostel com estores, finalmente!). Com o cansaco acumulado da viagem aproveitamos esse domingo para descansar, ate porque no dia a seguir arrancariamos para a tao esperada costa da croacia!

Viajamos ate Split por vales e montanhas espectaculares! Em Split almocamos pela primeira vez nas famosas "10 kunas pizzas" (uma grande fatia de pizza por apenas 1,3 euros). Nem fomos ao centro de Split pois decidimos ir directos de autocarro para Dubrovnik!

Dubrovnik. A chegada fomos atacados por alguns populares que tentavam atrair-nos aos seus apartamentos. Quase nao ha uma familia nestes lados da Croacia que nao tenha um quartinho para meter uns turistas em troco de umas quantas kunas. O dificil e escolher. Mostram-nos fotografias, mapas e descricoes perfeitas... Enfim, acabamos por arriscar no Nikolay! Um homem na casa dos 40 que nos dizia ter 35 camas, a cinco minutos da melhores praias e a vinte do centro - "big kitchen, air condition, copacabana beach". Era longe do centro, mas Nikolay dizia que nos podia ir buscar sempre que quisessemos, ele chamava-lhe "free tranfer, you call before go, you call after come". Vimos o apartamente e ficamos com uma primeira nocao do que podiamos encontrar, mas acabamos por pedir para ir ver o centro e conhecer primeiro a vila de Dubrovnik (apesar de ja passar da meia noite). Chegados ao centro novo ataque! Agora eram velhinhas, mais discretas e com casas bem no centro, algumas dentro das muralhas. Acabamos por ficar num apartamento com 3 quartos, cozinha e duas casas de banho - modesta, mas o mais importante era ser central e barata (14,5 euros por noite).

Ficamos dois dias e tres noites nesta vila. Experimentamos tres praias. Todas de calhau, todas com agua transparente. Uma destas era a qual Nikolay chamava "best beach, copacabana" - decididamente a pior! O por-do-sol foi sempre passado num bar conhecido por ter a melhor vista de dubrovnik ("cold drinks - most beautiful view", dizia o placard ). Se era a melhor vista ou nao, nao sabemos - mas era bacana! No meio da escarpa, este bar proporcionava uns belos saltos para o mar translucido. As duas primeiras noites foram passadas numa discoteca latina - El fuego! - turistica mas gira. A terceira noite o fu, o mi e o ferrito ficaram a descansar mas o medeiro, o buco e o bezelga (que foi arrancado da cama) foram a uma discoteca na praia. Acabaram a noite com um mergulho no mar, acompanhado por futuras medicas tripeiras.
Mais uma viagem, escala em Devrenik, e de ferry chegamos a uma das pontas da ilha de Hvar. Infelizmente a ponta errada, na medida em que ficava a 77 km da cidade. Como se isso nao bastasse, nesse dia so havia um meio de transporte - 1 taxi. Uma hora e tantas curvas depois chegamos a vila de Hvar (ou Gvar para o fu).
Escolhemos um apartamento de uns velhinhos simpaticos, perto da marina (2 minutos para baixo, 10 para cima).
Primeiro dia fomos a praia do Hula-Hula (calhau, para nao variar) - o merecido descanso, um colchao na agua e um sol abrasador. Final da tarde, umas voltas pelo escorrega da piscina do melhor resort da zona! De noite fomos a uma discoteca diferente - sem colunas, sem barulho. Dancava-se com headphones e podia-se escolher entre tres diferentes tipos de musica.
Segundo dia, ontem, apanhamos um taxi boat para Stipanska - uma ilha conhecida pelo after beach do famoso bar Carpe Diem. Inumeros mergulhos, um jogo de volei e um copo no bar. Voltamos ao fim da tarde, e preparamo-nos para uma bela noite na discoteca Veneranda. Um grande espaco, um ambiente muito divertido - uma grande noite! Foi uma noite em portugues - alem de termos estado novamente com os portuenses de Dubrovnik, conhecemos um divertido grupo de brasileiros/as!
Hoje tinhamos reservado um barco de seis pessoas para ir conhecer as ilhas aqui a volta. Como estava mau tempo, o comandante adiou para amanha.

Ate ao proximo dia com mau tempo,
o G6

1. Bem, já estamos mais informados sobre as aventuras e "desventuras" do G6: praia, um sem fim de discotecas e miúdas de várias nacionalidades, ainda que a puxar para o nacional e afins. Esperamos que se tenham lembrado dos conselhos caseiros. Felizmente (porque as saudades deste lado são muitas e também porque já devem estar exaustos) ou infelizmente (porque possivelmente quereriam perpetuar esta vida despreocupada) a viagem está quase no seu termo. Em jeito de despedida queremos dizer-vos que foi muito agradável conhecer o G6, um grupo de jovens sãos e com sentido de humor. Desejamos que o convívio aqui partilhado possa ter continuidade.
    Pais e tios Bezas

2. Olá rapaziada.

Agora que a aventura está a chegar ao fim, um comentário final. Dar apenas os parabéns ao G6 é pouco. Aquilo que fizeram foi extraordinário. Divertiram-se e divertiram-nos. Apesar das saudades, nunca vos sentimos longe graças a esta ideia do Blog. Mas acima de tudo queria salientar aquilo que mais apreciámos em vós nesta viajem; maturidade, espirito de sacrifício, amizade, união, solidariedade, inteligência e cultura.Esta aventura será para vós e tb para nós sempre inesquecível. Sentimos orgulho não só pelo filho que temos, mas também pelos amigos que tem. Um grande bem haja, e até 2ª feira.